Preciso ir ao dentista mesmo sem dor?

Infelizmente no Brasil e outras partes do mundo, as pessoas foram acostumadas a procurar o dentista apenas quando sentem dor ou quando visualizam um “ponto preto no dente”. A odontologia moderna tem como objetivo se antecipar a esses problemas, com objetivo de classificar os pacientes quanto ao seu risco de cárie e, assim, prevenir esta doença. Somado a isto, os tratamentos estão cada vez mais conservadores, preservando ao máximo a estrutura dentária. Portanto, visitas periódicas ao dentista são necessárias sim e , ao contrário do que muitos imaginam, os tratamentos preventivos são menos onerosos do que os curativos.

MUITO ALÉM DAS CÁRIES

No Brasil, mais de 90% da população tem algum grau de doença periodontal. A gengivite (primeira fase da doença periodontal) é um achado universal no país, afetando todas as idades, independente do nível sócio econômico. Ela é causada por higiene deficiente ou mal orientada. A placa bacteriana ou biofilme é um material feito de bactérias, muco e resíduos de comida. Quando não removida ela se transforma em um depósito duro chamado tártaro. Tanto a placa quanto o tártaro são os responsáveis pela inflamação da gengiva e doença periodontal. Manter hábitos de higiene adequados, não fumar, reduzir o estresse e manter dieta saudável são fundamentais para prevenção da gengivite e doença periodontal.

MUITO ALÉM DA BOCA

Existe uma íntima associação entre saúde bucal e sistêmica. Muitos estudos mostram que as doenças bucais podem representar um aumento do fator de risco para uma série de doenças sistêmicas, tais como acidente vascular cerebral, doenças cardíacas coronarianas e diabetes. Estudos também sugerem que a doença periodontal  poderia exercer influência sobre o nascimento de bebês prematuros  ou com baixo peso. Manter hábitos simples de higiene oral e visitas periódicas ao dentista contribuem para a manutenção da saúde sistêmica.

DE DENTRO PARA FORA

Assim como a saúde bucal pode influenciar a saúde sistêmica, o inverso também é verdadeiro. Atualmente verifica-se um aumento assustador das chamadas lesões não cariosas nos consultórios. Com o passar da idade ocorre um desgaste natural e fisiológico dos dentes. Porém , alguns problemas como bruxismo (hábito de ranger os dentes durante sono ou vigília), distúrbios gatroesofágicos (refluxo), bulimia, úlcera duodenal, pacientes que se submeteram a cirurgia bariátrica, xerostomia, entre outros, podem provocar um maior grau de desgaste, sendo considerado como patologia. Portanto, é de extrema importância o diagnóstico dessas lesões para interromper o processo de desgaste. Após o controle das causas conseguimos devolver forma, função e estética dos dentes de várias maneiras (restaurações diretas, laminados cerâmicos, inlays, onlays, table tops).

Gostou do Artigo?

Dra. Letícia Nogueirol Vieira